smartphone x produtividade

Smartphone: um vilão da produtividade?

Um pesquisa da Data.ai revelou que passamos mais de cinco horas por dia em aplicativos de celular. E esse é um número que aumenta a cada ano. O Brasil ocupa do segundo lugar no ranking mundial. Embora saibamos que celular é ferramenta de trabalho para muitas pessoas, o tempo ainda é bem alto. Para ilustrar, imagine você, sem fazer absolutamente nada do meio dia até as cinco da tarde. Não parece uma eternidade? Cinco horas!! Não são cinco minutos.

Fonte: Data.ai

Olhar para esses dados me fez pensar no seguinte….

O que você faria com 5 horas a mais no seu dia?

Não é que o dia é curto, é que fazemos mal uso do tempo dele. Se eliminássemos as distrações bobas, terminaríamos o dia com aquela maravilhosa sensação de dever cumprido. Não significa que vamos abdicar totalmente dos pequenos prazeres, afinal, distrair a cabeça é importante para a produtividade também. O problema é o excesso. Equilíbrio é a palavra-chave!

Smartphones são uma fonte sem fim de distração. Quantas vezes você pegou o celular só para ver as horas, mas resolveu olhar uma notificação, depois uma olhadinha no feed e…. quantas horas são mesmo? Seu smartphone provavelmente mostra quanto tempo você passa usando ele. Que tal diminuir esse tempo? Qualquer 15 minutos já fará uma bela diferença na sua rotina.

Celular x Papel: quem ganha?

Se você está nesse blog, muito provavelmente é da turma do papel. É claro que o smarphone tem papel fundamental na rotina moderna, ajudando muito em vários aspectos. Nosso foco com esse post é no quesito produtividade e bem-estar. É cientificamente comprovado que escrever à mão é muito mais benéfico do que anotar no computador ou celular. O bom e velho papel não acaba a bateria, não te distrai com notificações. É só você e ele. Livre para deixar seus pensamentos e ideias fluirem sem interrupções.

A tecnologia pode evoluir o tanto que for, mas por aqui, não abrimos mão do prazer de anotar à mão. Melhor ainda é unir esse prazer com o charme do personalizado. É o vício mais saudável que existe!

Para que seu smartphone não se torne um vilão da produtividade, confira algumas dicas:

  • Estabeleça uma janela de tempo para consumir entretenimento no celular. Por exemplo: à noite, das 19h às 19h30.
  • Desative notificações do WhatsApp e determine um horário para responder as mensagens. Se for urgente, as pessoas vão te contactar de outra forma. Resista à tentação de responder na hora.
  • Bloqueie sua agenda para tarefas importantes. Nesse intervalo, não deixe o celular por perto, caso contrário, mesmo que no silencioso, ele vai te distrair. Confira neste post, a técnica pomodoro, ideal para essa estratégia de bloqueio de tempo.

3 Benefícios de escrever à mão

1) É melhor para a saúde e concentração

A tecnologia em excesso não é amiga da saúde, além do brilho excessivo aos olhos, a quantidade de estímulos é muito grande: luzes, vários aplicativos, notificações… Por outro lado, escrever à mão ajuda a reduzir o stress e até mesmo sintomas de depressão e ansiedade. Por ser uma atividade mais lenta, sua atenção se concentra apenas na escrita, deixando sua mente mais calma. Se você precisa de um tempo de paz e foco, escrever à mão vai te ajudar a ser manter concentrado(a).

2) Ajuda a Criar memórias

Não é maravilhoso consultar suas anotações anos depois de tê-las feito? Quem nunca guardou diários e reviveu momentos especiais ao ler sua caligrafia de anos atrás? Ao anotar à mão, você imprime sua personalidade, que é a sua letra. Não é à toa que cartões escritos à mão são super sofisticados e demonstram um carinho muito maior para a pessoa que vai recebê-los.

3) Estimula a criatividade

Ao anotar em um computador, você está limitado aos recursos do aplicativo ou software que estiver usando. Diferente de quando você anota à mão: o céu é o limite para a sua criativade. Use e abuse de canetas coloridas, marca-textos, adesivos. Faça mapas mentais, desenhos, puxe seta, sublinhe. Quando você tem a caneta ou lápis na mão, você não tem limites para anotar e extravasar a sua criatividade como qusier!

Aqui, somos 100% do time papel! Usamos sim smartphones no dia a dia, mas de forma limitada quando o quesito é produtividade. Tenha sempre à mão seu planner, caderno ou bloco de notas. Troque a tela fria do celular pelo calor do papel e crie belíssimas memórias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima