Raio X: use essa ferramenta para se conhecer melhor

Como pedido por vocês, vou trazer aqui um tutorial das nossas ferramentas de organização e planejamento, começando pelo “Raio X”, que está presente no Caderno Total+. Falando nisso, também pode te interessar:

O que é e como usar o Caderno Total+

Como é a ferramenta Raio X

Em uma página, você encontra espaço para preencher:

  • Coisas que ama fazer
  • Valores que você não negocia
  • Qualidades que possui
  • Pessoas que te inspiram
  • Quem você quer ser dentro de um determinado tempo

No nosso processo de autoconhecimento, a clareza é muito importante. E nada melhor para tornar as coisas claras do que materializar por meio da escrita. Colocamos o Raio X como primeira ferramenta por um motivo simples: a maioria de nós não tem claro para si mesmo coisas básicas como o que gostamos de fazer, quais nossos valores… muito provavelmente você tem uma ideia disso, mas anotar dá outro peso. É ali que você se vê de frente com quem você realmente é. E acreditamos muito no poder disso.

O objetivo dessa ferramenta é fazer uma provocação. Você gosta mesmo de corrida ao ar livre, ou acha que gosta porque fulano corre e você o admira? Você está sendo influenciado(a), camuflando seus reais gostos e valores para agradar alguém? Ao responder essa ferramenta, seja honesto(a) com você mesmo(a).

Este é um exercício para descobrir sua essência. Suas escolhas e motivações são influenciadas pelo que você escrever, pois representam quem você é. Pode ser que você descubra que admira pessoas que não combinam com o que você almeja para seu futuro. Ou pode ser que você realmente admire uma pessoa que você tem como referência para seu “eu futuro” mas não tem espelhado os hábitos que essa pessoa cultiva. Ao fazer esse simples exercício você vai descobrir muitas coisas sobre você!

Que valores pautam suas decisões?

Ter claro para si que valores você não abre mão ajuda muito na hora de tomar decisões: das pequenas às mais importantes. Por exemplo: pode ser que, se você optar pelo plano de dobrar o faturamento da sua empresa em seis meses, o valor da “família em primeiro lugar” fique comprometido. Nessa hora, se esse valor for realmente caro para você, você pode considerar um prazo maior para esse objetivo. Quem sabe um ano ou dois, ao invés de seis meses, para conseguir conciliar seus sonhos e valores. Esse exercício te ajuda a evitar conflitos internos e te dá mais segurança na hora de fazer escolhas difíceis.

Você já parou pra pensar nas suas qualidades?

De bate pronto, você consegue responder ao menos três qualidades suas? E cinco? Somos ótimo(a)s em encontrar defeitos em nós mesmos(a) e míopes para enxergar as qualidades. Liste quais são elas e aprenda a se valorizar. Tenho certeza que suas qualidades falam muito mais alto que seus defeitos.

Quem você quer ser daqui a um ano?

Feito o exame do Raio X, é hora de compilar seus valores, gostos, qualidades e inspirações para algo mais prático. Sim, porque a vida pre-ci-sa ser prática, viver de teoria não dá, além de ser contra produtivo rs.

Com a clareza de quem você é, que tipo de pessoa você gostaria de ser daqui a determinado tempo? Escreva e não deixe de colocar o tempo. Um ano, cinco? Você decide! Use as próximas ferramentas ou outras que conhecer para colocar seu plano de ser quem você almeja ser, em ação!

Acesse nossa loja para garantir o Total+, que tem este e outras cinco ferramentas de organização para te ajudar a ser uma pessoa muito mais produtiva e organizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima