Planejar em tempos de pandemia

Se você nos segue e consome nossos produtos, certamente tem um amor, grandão ou pequeno, por planejamento e organização. É daquelas que sabem que nada cai do céu e que até o fruto que cai da árvore de maduro, tem seu tempo de maturação.

Então você gosta da sensação de controlar sua vida, claro, naquilo que é possível intervir e controlar. Sua rotina e da sua família é organizada e você acredita que o que colhe, seja no trabalho, seja nos estudos, na vida pessoal, vem desse passo a passo, dessa escalada, degrau por degrau. 

Olha pra sua evolução ao longo dos anos e consegue notar claramente (ainda mais quando inevitavelmente faz algumas comparações aqui e ali com aqueles que simplesmente deixam a vida correr solta) que suas conquistas não seriam possíveis se você não tivesse seus dias organizados e com alguma disciplina. 

Pois bem! Certeza que os #plannerlovers estão sofrendo muiiiitoooo com a pandemia. Quase total ausência de controle. Abrir uma agenda e não poder planejar o que você fará no seu aniversário deste ano. Nem do ano passado. Rs (há quem já fez dois anivers pandêmicos e acho que todos nós faremos) Vai viajar? Quando? Começar um curso? Totalmente a distância vale mesmo a pena? 

Isso tudo sem falar na rotina completamente alterada no ambiente familiar com as limitações do nosso ir e vir. Filhos sem escola, convivência intensa com os parceiros, limitações no apoio das atividades do lar, etc.

É possível planejar neste contexto que nem sabemos por quanto tempo perdurará e nem que alterações continuarão a existir em nossas vidas? Estamos aprendendo que sim. É possível e necessário. Então vamos listar aqui algumas dicas com base nas nossas vivências.

1 – Respire e reduza as expectativas

Acalme-se e seja tolerante com você e com os outros. Se não somos tolerantes primeiro conosco, tendemos a ser carrasco com os outros. Ninguém está plenamente bem. Então valorize as pequenas conquistas! Não teve impacto financeiro grande? As crianças se adaptaram à escola online, mesmo com notas menores? Está com ajuda em casa? Comemore as pequenas coisas que conseguiu manter no eixo diante de tanto caos. 

Inspire e expire acompanhando o movimento da bolinha vermelha. É um ótimo exercício para manter a calma. Ajuda a oxigenar o cérebro e a organizar os pensamentos.

2 – Planeje semana por semana, dia por dia

Abra uma visão semanal de seu planejador e pense semana por semana. As atividades essenciais, pequenos respiros de tempo, dia por dia, de modo que você possa acompanhar e dar check nas tarefas cumpridas. Pouco a pouco vai perceber que a constância traz resultados a médio e longo prazo. Inclua atividades físicas e saídas ao ar livre. Não é luxo, é sanidade. Liste ainda (em 3 tópicos) o que é importante que você realize naquele mês e pouco a pouco vai enxergando as conquistas do ano (quando chegar lá). Se tiver desafios macro do ano anote também e dilua eles mês a mês.

3 – Tente ver a beleza (e ganhos) ocultos no aparente caos

As crianças estão em casa, você está de home office, muitas dificuldades vieram. Mas talvez você possa tirar uma ou duas horas do dia para relaxar ou estudar algo já que não usa mais este tempo para deslocamentos (levar, buscar, ir pro escritório). Há sempre algo bom mesmo nas adversidades. É difícil perceber? Muito, mas precisamos treinar esse olhar. 

4 – Liste seus desejos para quando tudo melhorar

Tudo o que? O ir e vir pelo mundo, suas finanças, a economia, etc. A vida é cíclica e tudo que desce, sobe. Esteja preparada para a subida da maré. Estude, prepare-se, mantenha sua saúde mental, cuide de suas estruturas enquanto a tempestade dura. O sol voltará a brilhar e você estará pronta para novas conquistas, desafios e alegrias. 

5 – Registre seus aprendizados neste período e se fortaleça

Tenha um diário de bordo onde você pode registrar seus maiores desafios e dores, além de suas maiores conquistas e superações durante a travessia de momentos difíceis como estes que estamos todos passando, em maior ou menor grau. Estas anotações, além de serem uma forma de alívio, serão úteis para você rememorar o quanto conquistou, cresceu e superou desafios. No futuro você pode revisita-las para lembrar-se do quanto é forte e capaz de enfrentar desafios e sair exitosa deles. De preferência, da próxima vez mais experiente e com menos sofrimento.

No nosso instagram, listamos 5 dicas para deixar seu dia mais leve: foque no que você pode controlar, alimente sua mente com bons conteúdos, valorize as pequenas coisas, aprecie as pequenas conquistas e faça planos. Confira esse post aqui.

Outros posts que podem te ajudar:

4 passos para começar (e terminar) qualquer tarefa

5 dicas para um home office produtivo e feliz

Criando Rituais da manhã e da noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima