Ideias, Planos e Metas: como definir

Todos temos um monte de ideias, sonhos, metas. E sabe onde costumamos guardar? Na cabeça. O que é um grande erro, pois não existe nada mais falho que nossa memória. Mais uma vez, reforço a importância da escrita, de materializar o que está fervilhando na sua mente.

Mas como você já deve saber, anotar por anotar também não resolve. Por isso, hoje vou explicar como usar a ferramenta “Ideias, planos e metas”, presente no Caderno Smart e no Caderno Total+.

Nesse post, explicamos em detalhes o jeito certo de definir metas, usando o método SMART. Vale conferir!

Para tirar seus objetivos do campo das ideias, você precisa de um plano. E todo plano precisa ter:

  • Data de início
  • Data de término (deadline)
  • Etapas
  • Responsável por cada etapa

Nunca deixe pontas soltas. Se você quer realmente que algo aconteça, determine prazos e etapas. Se você não tem um caderno ou planner com essa ferramenta, faça em uma folha qualquer, e mantenha sempre perto de você.

Vamos começar?

Primeiramente, eleja ao menos três objetivos que te são mais caros. Aqueles que, se você os alcançasse, te fariam um pessoa extremamente realizada. Esse é um ótimo exercício para nos fazer refletir, desengavetar antigas vontades e sonhos. Uma dica é listar em uma folha absolutamente tudo que você tem vontade de realizar: de erradicar a fome no mundo à viagem para as Maldivas. Depois da lista completa, eleja os três que façam mais sentido para o seu momento atual, aqueles que vão te gerar mais valor.

Feito isso, vamos à ferramenta. Escreva no topo o nome desse objetivo ou projeto. Em seguida, anote os prazos de quando este projeto deve começar e quando deve terminar. Seja realista. Cuidado para não colocar um prazo irreal e se frustrar por não ter conseguido. Mais uma vez, lembro de aplicar o método SMART.

Agora, vá listando as etapas desse projeto. É importante desmembrar as metas para torná-las mais palpáveis e simples de serem executadas. Aqui está um exemplo:

Projeto: Abrir minha empresa de prestação de serviços

Início: 1/6/2022 Prazo final: 31/7/2022

EtapasPrazo
Definir nome da empresa6 de junho
Contratar serviço de contabilidade10 de junho
Contratar site institucional15 de junho

Uma das vantagens de desmembrar um objetivo grande é que você vai descobrir micro etapas que você talvez nem estivesse consciente. Por exemplo “contratar um serviço de contabilidade” é uma etapa, mas dentro dela tem várias outras: pedir indicação para amigos, definir sistema tributário da empresa, formatar contrato social etc. Você pode desmembrar em ações menores ainda, sempre colocando os prazos previstos. Assim, você tem uma dimensão melhor do projeto e evita subestimar (ou superestimar) prazos, colocando deadlines apertados demais.

Nesta ferramenta, partimos do pressuposto que o responsável pelas etapas é você mesmo(a), caso não seja, coloque na frente das etapas quem é a pessoa responsável.

Essa é uma ferramenta simples, mas é o simples bem feito que faz a diferença, não é mesmo? Coloque já em prática e vamos desengavetar esses projetos, #plannerlover!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima