Criando Rituais da manhã e da noite

Alguns anos atrás me deparei com uma pesquisa de uma empresa de desenvolvimento humano onde li a pergunta: “Quanto tempo do seu dia é dedicado ao seu cuidado pessoal?” As opções de respostas iam de minutos a horas. Quanto vi essa pergunta é que me dei conta de que nunca havia parado pra pensar em quanto tempo das minhas 24h eu reservava para o meu autocuidado. Sei lá, nunca parei pra pensar nisso, mas sabia que a minha resposta seria alguns poucos minutos.

Ler essa pergunta me fez pensar em duas coisas:

  1. O que eu considero como cuidado pessoal.
  1. Quanto tempo do dia eu dedico pra cuidar de mim.

A resposta à primeira pergunta pode variar bastante de pessoa pra pessoa, mas pra mim seria: cuidar da minha pele, passar meus cremes com calma, cuidar do cabelo. Incluiria aí também o cuidado com minha mente e espírito: ter meu momento de oração e leitura.

Já a resposta da segunda pergunta, no meu caso (e tenho quase certeza que também é o caso da maioria das pessoas) é: faço quando der, se lembrar. Mas certamente dura alguns minutos, não muitos.

Coloque o autocuidado na agenda

Esse episódio me fez parar pra pensar em de fato colocar o autocuidado na agenda do dia. Mas pra que anotar? Sempre estamos falando por aqui da importância de anotar as coisas e não é à toa. Anotar é um compromisso solene que fazemos com nós mesmos. Ajuda a memorizar o que precisa ser feito, além de deixar a mente livre para se ocupar com outras coisas mais importantes.

Você reserva um tempo na sua rotina pra você mesma? Ou cuida de si quando dá e quando lembra? Coloque oficialmente na sua agenda ou planner um tempo só seu. Pode ser no começo ou no final do dia.

Comece elencando o que te faz bem

Alguns exemplos:

✅ Rotina de cuidados com a pele e cabelo
✅ Ler o livro da vez
✅ Alguns minutos pra cuidar do espírito e mente 🙏🏼
✅ Um banho demorado

Depois, defina em que momento do dia você quer fazer essas coisas. Em seguida, anote em um lugar confiável que você vai consultar e ser lembrada sempre.

Em quase todos os produtos da Volare Paper, você encontra a ferramenta “Rituais da manhã e da noite”. Essa é uma das minhas ferramentas mais queridas. Sabe aquela ansiedade de não saber o que fazer primeiro quando o dia começa? O caminho para um dia mais tranquilo e menos ansioso passa em se saber exatamente o que fazer. E essa ferramenta, criada pela coach Elen Lisboa, foi pensada pra te ajudar a começar e terminar o dia com mais clareza e sentido.

Disponibilizamos ela de forma gratuita pra você imprimir em casa e começar a usar. Estabeleça um ritual que te faça bem, anote e coloque em prática! Não permita que a correria roube esse tempo que é só pra você, isso é autocuidado e faz toda a diferença na sua qualidade de vida.

Espero que goste desse material e que faça bom proveito! Conta pra mim aqui nos comentários se você já fazia esse ritual.

Beijos e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima