Como organizar sua rotina de estudos em 4 passos

Como em qualquer área que queremos nos aperfeiçoar, nos estudos também temos que ter uma rotina de qualidade para conseguir êxito. Afinal, ser um bom estudante exige disciplina, concentração e determinação. Reunimos neste post 4 dicas para te ajudar a encarar os estudos de um jeito mais leve e prazeroso. Confira!

1– Reserve um local para estudar

Escolha um espaço bem iluminado, arejado e silencioso para ser seu cantinho de estudos. É importante que a cadeira e a mesa sejam confortáveis, na altura adequada, para evitar má postura e dores na coluna. Você vai passar um bom tempo sentado(a), então, invista no seu conforto!

Transforme esse cantinho em um lugar gostoso e prazeroso de se estar. Decore do seu jeito, deixe canetas, marcadores e lápis ao alcance das mãos. Tenha ainda um mural para afixar conteúdos importantes, datas de provas, frases pra te motivar ou ainda algo que te inspire a conquistar seus objetivos. Há um ditado que diz:

Quem tem um porque muito grande, enfrenta qualquer como.

Qual é o seu porque? Por qual motivo você estuda? Represente esse motivo na forma de frase, ilustração ou foto e coloque no seu mural. Quando o desânimo bater, olhe pra ele! Vamos deixar aqui algumas referências para você se inspirar e deixar seu local de estudos bem aconchegante.

2- Defina seu horário de estudo

O princípio básico de uma rotina é previsibilidade! Ter ordem e horários certos são fundamentais para encaixar os estudos na rotina de forma que vire um hábito para você. Estudos indicam que pode levar até 90 dias para que um hábito seja consolidado. Até lá, você vai ter que lutar contra a sua vontade de ficar no sofá, de rolar o feed do Instagram, entre outras distrações. Não espere bater a motivação pra estudar, pois ela não vem. Vai sem vontade mesmo, mas vai. Depois de algumas semanas, o que era sacrifício começa a se tornar natural e logo se torna um hábito. Além do mais, com toda a sua dedicação nos estudos, você certamente vai colher muitos resultados o que por si só já será um super incentivo para manter a rotina de estudos.

Defina horários específicos para você sentar no seu cantinho e estudar. De dia? De noite? Que horas? Por quanto tempo? Tenha tudo bem claro. Anote na agenda, coloque lembretes diários no seu celular, não se sabote! Uma dica é usar uma tabela de controle de hábitos. No Caderno Bestie, ela é a ferramenta Nº 2. A cada dia de estudos, marque as bolinhas. Essa ferramenta vem com marcação de 90 dias, que é justamente o período que você precisa para transformar uma ação em um hábito.

Ferramenta Mudança de Hábitos, do Caderno Bestie.

3- Monte seu cronograma de estudos

Tão importante quanto ter horários definidos, é saber o que estudar. Monte seu cronograma, tentando intercalar disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que te exigem mais esforço.

Quando se fala de planejamento é preciso deixar tudo bem amarrado, sem brechas para subjetividade. Não coloque apenas “estudar das 8h às 10h”, mas seja bem específico: que matérias vai estudar? Em qual ordem? Qual conteúdo especificamente? Saber se em determinado período você vai estudar francês ou economia, pode fazer toda diferença. Quanto mais detalhado você deixar, menos você vai se sabotar, pois o nível de compromisso que você faz consigo mesmo(a) é maior.

4 – Revise o conteúdo

Enquanto você estuda um conteúdo novo, grife, destaque, abuse dos marcadores, faça mapas mentais. De tempos em tempos, retome o conteúdo que você já estudou para ajudar a fixá-lo na memória. É na hora da revisão que ajuda muito ver as marcações que você fez. Coloque no seu cronograma um dia e horário para revisar os conteúdos.

Nessa imagem, você confere o Checklist de conteúdo que vem no Caderno Bestie, um dos nossos cadernos planejadores. Ele tem um foco especial nos estudos, com ferramentas para ajudar a criar e manter uma rotina saudável na hora de estudar.

Relacione os conteúdos que você está estudando e marque o status de cada um nas colunas Leitura, Resumo, Exercício e Revisão. Na coluna “Nível” registre o nível de dificuldade da matéria para você saber que precisa retomar esse tópico com mais frequência.

Além dessas dicas, atente-se também à sua saúde física. Saiba a hora de descansar, dar uma pausa. Lembre-se: corpo são, mente sã! Comece implementando essas dicas e incorpore novos hábitos à sua rotina à medida que for evoluindo. Foque no seu objetivo e trabalhe sua força de vontade para encarar os estudos. Os resultados certamente virão e você ficará muito grato(a) por cada minuto de dedicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima