A melhor receita de produtividade

Na última sexta-feira, enquanto preparava o jantar pra minha família, fiquei pensando no quanto o planejamento é necessário em absolutamente todas as áreas da nossa vida. Por volta das 14h tirei uma carne do freezer para descongelar.  Fatiei em pedaços, salpiquei temperos como shoyo, cebola em pó, sal e alho e deixei a carne descansando. 

À noite, na hora de preparar o jantar, fiquei pensando se aquelas poucas horas foram suficientes pro tempero pegar. “Devia ter feito isso na noite anterior ou pelo menos de manhã, ficaria muito mais saboroso”, pensei. Morro de inveja de quem deixa tudo pré-preparado, de quem, na segunda-feira, já sabe quais serão as refeições da semana toda, sem ter que ficar pensando na hora “que vou fazer no jantar hoje?”. Um dia, quem sabe… chego lá.

Mas enquanto refletia sobre isso, fiquei pensando em alguns pontos que quero compartilhar com vocês.

1. Quem se planeja tem mais saúde

E não digo só saúde física, mas em termos de qualidade de vida, conquistas.

Quando você planeja bem uma refeição (ou vai a um restaurante que fez isso por você) você vai saborear um alimento que teve tempo pra pegar sabor, o cozimento lento foi, aos poucos, amaciando a carne, que chega a se desmanchar. Isso seria impossível em fast-food, ou em uma refeição preparada rapidamente.

Da mesma forma, quem se planeja, conquista mais, tem tempo de preparo, de amadurecimento das ideias e planos, tem mais saúde na sua organização pessoal.

2. A pressa é inimiga da qualidade

A frase também poderia ser: a pressa é inimiga da perfeição. Mas nem vou falar em perfeição, quero frisar qualidade mesmo. Não existe nesse mundo algo excelente feito às pressas. Tudo que é bom, precisa de tempo:

  • A produção de um carro ou avião levou tempo para ser testado e atingir os níveis de segurança adequados.
  • As refeições mais saborosas são aquelas cujo preparo começou no dia anterior. É também aquela que usa os melhores ingredientes, utensílios e técnicas. Mesma coisa para vinhos, quanto mais o tempo passa, melhor.
  • Relacionamentos levam tempo para se fortalecerem. Você não confiaria seus maiores segredos a uma amizade casual feita na noite anterior.  

Então é isso… tempo! O tempo bem usado é saudável e só pode trazer bons resultados. Em todas as áreas da vida.

A melhor receita para uma vida com mais produtividade: tempo, uma pitada de paciência e uma boa dose de disciplina e determinação.

Assim como nos exemplos que dei, na nossa rotina de organização também precisamos de tempo e planejamento se quisermos bons resultados. Quando não usamos bem o tempo e não planejamos com cuidado o dia, o resultado é ficar apagando incêndios (seu e dos outros).

Obviamente, que tem dias que a gente faz o que dá, assim como tem dias que acabamos nos rendendo ao fast-food ou à comida congelada. E tudo bem. Esse só não pode ser o padrão, a rotina.

Por isso que digo da importância de ter um método, pois quando algo sair do trilho, você sabe para onde voltar. 

Como é na sua rotina?

  • Seu planejamento é fast-food?
  • Você “planeja” com 15 minutos de antecedência?
  • Ou se prepara com tempo, deixa os planos amadurecerem?

Se você termina seu dia com a sensação de que não fez nada… tenho uma boa e uma má notícia pra você.

A má é que você está usando mal seu tempo. Não é saudável e nem se deixe acostumar com esse sentimento de improdutividade. Pode ser comum, mas não é normal!

A boa notícia é que, se você acompanha nosso conteúdo aqui na Volare Paper, você já sabe o que fazer. 

Teste um método pra usar na sua rotina, tenha as melhores ferramentas e recursos com você, invista em produtos que vão te ajudar nessa jornada e comece, apenas comece.

Aproveite o conteúdo do nosso blog e as edições anteriores do Voando Alto (estão todas no blog também) e mão na massa! Seu tempo é um recurso escasso e você merece desfrutar do melhor dessa vida!

Achados e perdidos

Já que o assunto hoje é cozinha. Vou deixar duas receitas testadas e aprovadas por mim. A primeira é a Chicken Tikka Masala, uma receita clássica indiana e muito popular na Inglaterra. À base de frango e especiarias. Delícia!

E agora a sobremesa: um creme à base de cream cheese que serve tanto como recheio de bolos, quanto para coberturas. Em bolo red velvet então… hmmmmm combinação perfeita. 

Aline Rebelato é uma das sócias da Volare Paper. Ama papelaria, daquelas que colecionava papel de carta quando criança e acha que cadernos nunca são demais. Curiosa desde sempre, ama ler. Mora nos Estados Unidos com marido e dois filhos.  É do time do trabalho remoto e vive tentando conciliar casa, trabalho e família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima