A importância do desconforto

Um dia desses, ouvi um palestrante falar sobre como é importante fazer algo que nos tira da zona de conforto. Ele contou que escolheu um hábito simples, que ele detesta, mas que teria o próposito de criar disciplina nele. Há anos, uma das primeiras coisas que ele faz ao acordar, é passar o fio dental nos dentes.

Esse hábito, que pra ele é desconfortável, o incentiva a fazer outras coisas que ele não gosta ou não tem motivação natural pra fazer: a oração pela manhã, ler por alguns minutos, a atividade física… Ele contou que, se ele relaxar com o hábito mais desconfortável pela manhã, a tendência é que ele relaxe com tudo o mais no resto do dia.

Para mim, isso fez muito sentido: começar o dia com uma dose de disciplina, fazendo algo que naturalmente não gostamos. Com o passar do tempo, isso vai se tornar um hábito. E você vai estranhar no dia em que não fizer.

Vantagens do desconforto

✅Aumenta a atenção e a performance. O conforto te dá a sensação de que não existe pressão e que tudo bem dar uma relaxada, já o desconforto te mantém alerta, te tirando do piloto automático.

✅Estimula a criatividade: um certo grau de dificuldade é crucial para o processo criativo. Não é a toa que tantas inovações surgem em períodos de crise.

E aí, que hábito desconfortável você pode incorporar na sua rotina?

Achados e perdidos
Mudança de hábitos

Publicamos aqui no blog 50 ideias de hábitos para incluir na sua rotina. Baixe grátis: controle de hábitos para você imprimir e monitorar seu processo de mudança. Confira.

Spencer é um gringo que mora no Brasil há vários anos e faz vídeos divertisíssimos sobre os perrengues na aprendizagem da nossa língua. E depois dizem que inglês é que é difícil, rs. Confira: @spencersabe

Este conteúdo foi publicado primeiro no Voando Alto, nossa newsletter semanal enviada para os assinantes da nossa lista de e-mails. Para se inscrever e receber estes e outros conteúdos exclusivos, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima