50 ideias de hábitos para a sua rotina

50 ideias de hábitos para incluir na sua rotina

 Você com certeza já sabe que pequenos hábitos podem causar um enorme impacto na sua vida, certo? Mas a teoria é bem diferente da prática. Você pode até conseguir por 3 ou 5 dias, mas logo a rotina te engole, e lá se foram os bons hábitos. Para te ajudar a ter uma rotina mais próxima do seu ideal, preparamos uma lista com 50 ideais de hábitos para incorporar na sua rotina.

Mas antes, algumas dicas para te ajudar a não desistir dos bons hábitos


1) Escolha de 3 a 5 ações para colocar na sua rotina. Por mais tentador que seja ter hábitos melhores, tentar mudar tudo de uma vez pode te frustrar por não conseguir manter a rotina. Lembre-se que você está saindo de uma zona de conforto, então comece devagar.

2) Defina horários específicos para cada novo hábito. Optou pela rotina de skincare? Que tal a noite, antes de dormir? Escolheu fazer 15 minutos de atividade física? Faça sempre de manhã, antes do trabalho. Horários fixos ajudam a implementar o hábito mais rapidamente, assim seu corpo e sua mente ficam condicionados pelo relógio.

3) Responda a essas duas perguntas:

  1. O que você ganha se você continuar a melhorar seus hábitos?
  2. O que você perde se você desistir?

Fazendo as perguntas certas, você ganha uma motivação extra para continuar seu processo de melhoria e ser 1% melhor a cada dia! 

Vamos à lista!

  1. 5 minutos de caminhada por dia
  2. Beba um suco verde todos os dias
  3. Sem açúcar por 30 dias
  4. Sem álcool por 30 dias
  5. Sem alimentos industrializados por 30 dias
  6. Escrever no diário todos os dias
  7. Beber um copo de água com limão todas as manhãs
  8. Praticar 6 minutos de meditação diária
  9. Remover um item de sua vida a cada dia para minimizar a desordem
  10. 30 minutos aprendendo uma língua nova
  11. 30 minutos aprendendo um instrumento novo
  12. 30 minutos aprendendo um hobby novo (pintura, bordado, crochê
  13. 30 minutos aprendendo um assunto/matéria novos (investimentos, marketing, economia, etc)
  14. Fazer um elogio a pelo menos uma pessoa todos os dias
  15. Economizar R$ 10 por dia
  16. 20 minutos por dia organizando sua casa. Use um cronômetro.
  17. Sorrir no espelho uma vez por dia e se dar um elogio
  18. Fazer 10 respirações profundas ao acordar todas as manhãs
  19. Definir uma intenção para o dia antes de sair da cama todas as manhãs
  20. Fazer 10 flexões por dia
  21. Fazer exercício de prancha de 1 minuto por dia. Comece com o máximo que você puder segurar e, vá aumentando o tempo.
  22. Ler 10 páginas por dia.
  23. Ler um capítulo de um livro para seu filho todo dia.
  24. Fazer uma aula diária de ioga (em um estúdio, em casa ou online)
  25. Fazer uma aula diária de Pilates (em um estúdio, em casa ou online)
  26. Fazer uma sessão diária de ginástica (na academia, em casa ou online)
  27. Parar de assistir TV por 30 dias
  28. Não assistir ao noticiário por 30 dias
  29. Abandonar as redes sociais por 30 dias
  30. Fazer uma caminhada diária na hora do almoço
  31. Fazer uma caminhada todas as manhãs antes do café da manhã
  32. Parar de falar da vida alheia (a tal da fofoca) por 30 dias
  33. Fazer a si mesmo esta pergunta diariamente e escreva sua resposta: “o que eu quero fazer da minha vida?”
  34. Se comprometer a olhar os e-mails apenas uma vez por dia
  35. Fazer da coisa mais difícil da sua lista de tarefas a primeira coisa a fazer todos os dias
  36. Fazer seu próprio almoço saudável diariamente
  37. Trabalhar diariamente em um projeto importante, mas não urgente. Reserve um tempo para isso
  38. Comer apenas comida caseira por 30 dias (sem pedido de comida por delivery)
  39. Passar apenas 15 minutos por dia nas redes sociais (cronometre!)
  40. Praticar espacate (abertura de pernas)
  41. Fazer alongamento 3x ao dia
  42. Arrumar a cama logo ao se levantar
  43. Usar as escadas, ao invés do elevador
  44. Planejar o dia seguinte, durante a noite anterior
  45. Acordar cedo
  46. Dormir antes das 23h
  47. Reler suas metas de longo prazo, todos os dias, em horário fixo
  48. Fazer rotina de skincare todos os dias
  49. Arrumar a mesa para as refeições (mesa posta)
  50. Fazer ao menos um ato de gentileza a um desconhecido

Para ler e ouvir

Quando falamos em bons hábitos, dois livros são referência no assunto: “O Poder do Hábito”, o clássico de Charles Duhigg, e “Hábitos Atômicos”, de James Clear. Fizemos um post com alguns destaques do livro:

Clique na imagem para ver esse post com dicas do livro, lá no nosso Instagram.

Ainda sobre o livro, o pessoal do ResumoCast, fez um podcast excelente sobre esse livro. Coloque um fone e ouça já, pois é um belo resumo com dicas valiosas para começar a colocar em prática hoje mesmo.

Controle de hábitos

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