4 passos para um 2021 sem empacamento

Já é senso comum que planejar como conquistar metas e sonhos é o primeiro passo para que eles se realizem. O que muitas pessoas não sabem ainda e, por isso, literalmente, “empacam”, é que esse planejamento precisa seguir um roteiro, com etapas bem definidas, prazos e até definição de recompensas. 

Geralmente, quando colocamos nossos objetivos no papel, listamos apenas tópicos como: aprender inglês, começar a malhar, fazer uma MBA, estudar para a prova do mestrado, etc. O problema não é listá-los, mas parar por aí. Ou seja, não basta definir objetivos do seu ano ou mês. É preciso criar um “plano de ação” para cada um deles.

QUER APRENDER COMO? VEM COM A GENTE!

Ter um planner vai te ajudar (e muito) nesta tarefa, afinal, mais que uma agenda, ele é um organizador de vida, um guia que vai te acompanhar durante todo o ano. E, se nele você encontrar ferramentas de desenvolvimento pessoal, aí, além de dar eficiência ao seu plano, você vai sentir prazer e se divertir com todo o processo. 

1) LISTE TUDO

Comece listando suas metas e sonhos. Sim, como falamos, esse é o primeiro passo do seu planejamento. 

Na página “Em 2021 eu vou…”, presente no Total Planner, da Volare Paper, você pode registrar até 12 metas e sonhos para o próximo ano. Lembre-se: a motivação faz você começar, o hábito faz você continuar. 

2) PRIORIZE E DEFINA ETAPAS, PRAZOS E CUSTOS

Depois disso, você deve definir quais das suas metas e planos são mais urgentes que darão mais sentido à sua vida (escolha até 3) – eles serão seus objetivos macro. Especifique etapas, prazos de início e de término e também quanto custará realizar cada ação. Junto, descreva o motivo que faz esse objetivo importante para você. Ele será a sua motivação. 

A ferramenta “Objetivos Macro” do Total Planner é um exemplo perfeito de plano de ação. 

3) DEFINA SUAS RECOMPENSAS

A próxima fase do seu plano de ação é pensar em algo que você se permitirá quando conseguir realizar cada objetivo. O ideal é definir uma recompensa inicial – para resgatar quando realizar uma das etapas do seu plano de ação – e um prêmio final – que é aquele que você se dará quando atingir o seu objetivo integralmente. 

Dica para definição de recompensas: pense em algo que vá te trazer alguma satisfação seja ela emocional ou material. Vale um day off, um dia só pra você, conhecer um lugar que há tempos tem vontade de ir, uma roupa nova, uma sobremesa especial…. Mas lembre-se: a recompensa precisa ser proporcional ao tamanho da conquista.

4) PARTA PARA A AÇÃO!

Não pense que seu plano de ação termina aí. Será preciso acompanhar a evolução dele mês a mês. Faça isso apontando o status dos seus objetivos, considerando as metas e prazos traçados lá nos seus objetivos macro. 

Uma das vantagens de um planner é ter espaço para registrar, anotar ou desenhar muita coisa. Assim, a cada mês, você pode listar suas prioridades e desafios, fazer um checklist do que passou e ainda mais. Faça isso usando o panorama mensal do seu Volare Paper Planner. 

Na etapa dois, você definiu os prazos de cada ação que precisa fazer. Registre esses prazos na visão mensal e semanal, em seus respectivas datas. Depois, é só partir para a ação!

Tudo isso vai te ajudar a não empacar em 2021. Pode confiar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima