Você provavelmente já ouviu falar sobre a Roda da Vida. Essa é uma ferramenta incrível, que te dá um panorama de como está seu nível de satisfação em várias área da vida. Neste post você vai aprender como e porquê usar esse recurso.
Se você quer se organizar melhor e não sabe por onde começar, #ficaadica: comece pela Roda da Vida. O objetivo dessa ferramenta é te dar uma visão clara de onde você está agora, para então você entender qual a área que pode ter mais impacto positivo se você priorizá-la.
Um plano é o resultado de um sonho muito claro, e a Roda da Vida é a ferramenta perfeita para te ajudar a clarificar seus sonhos e a descobrir onde focar suas energias.

Essas são as 12 áreas da vida:
- Desenvolvimento intelectual
- Saúde e disposição
- Equilíbrio emocional
- Recursos financeiros
- Contribuição social
- Realização e propósito
- Criatividade, hobbies e diversão
- Plenitude e felicidade
- Espiritualidade
- Vida Social
- Relacionamento amoroso
- Família
COMO USAR A RODA DA VIDA?
1) Valore cada área da sua vida
Em uma escala de 0 a 10, marque seu nível de satisfação com cada área, sendo 0 para total insatisfação e 10 para máxima satisfação.
Dica: abuse das canetinhas coloridas! Faça sua Roda ficar bem visual, intercalando as cores.

2) Defina ações simples e fáceis de executar
Para cada área, elenque 3 ações que só dependem de você, que vão te fazer alcançar satisfação máxima em cada área. Seja o mais específico possível.
Por exemplo, se para ter mais satisfação na área de desenvolvimento intelectual você sente que precisa fazer uma especialização em Harvard, essas poderiam ser suas 3 ações:
- Estudar inglês 3x por semana com o professor Bill.
- Economizar R$300 por semana (programar transferência automática).
- Estudar o tema da especialização nas quartas-feiras, das 14h às17h.
Repare que cada etapa contém detalhes: o nome do professor, o horário de estudo, o quanto economizar. Seja o mais específico possível, isso ajuda a tornar cada ação mais palpável e menos subjetiva.

3) Revise sua roda da vida
Conforme o ano passa, volte na sua Roda da Vida e veja em quais áreas você avançou e em quais você ainda precisa trabalhar.
Não se preocupe em preencher essa ferramenta em um dia só. Não tenha pressa. A coach Elen Lisboa aconselha a não usar essa ferramenta de modo raso, mas sim de modo extraordinário. Ela é o seu guia para você conquistar seus melhores planos. Pode ser que você precise de uma semana para preencher cada área da vida, e tudo bem. O importante é que você se dedique realmente à ela, pois a realização dos seus sonhos e planos depende totalmente do seu nível de comprometimento e engajamento.
Bons planos!