5 dicas para um home office produtivo e feliz

Muita gente foi obrigada a aderir ao home office em 2020 e algumas seguirão assim por opção. Se você é uma delas ou se já era home officer antes da pandemia, já sabe que esse “estilo de vida” exige muita organização e jogo de cintura para driblar os contratempos e imprevistos costumeiros do trabalho em casa. 

Sabe também que um home office verdadeiramente produtivo não é aquele que você entrega projetos e relatórios em dia, mas sim o que te motiva a fazer mais e melhor todos os dias. Ou seja, aquele que te faz feliz. 

Sacou? Ser feliz trabalhando em casa faz toda a diferença! Por isso, siga essas 5 dicas simples para transformar seu home office! 

1- Identifique seus períodos de produtividade

Você é uma pessoa do tipo noturna ou diurna? Sempre temos um período do dia em que somos mais produtivos e, se estamos em casa, porque não realizar nossas tarefas nesses horários? Essa dica só não vale para quem tem que cumprir uma carga horária específica. Neste caso, segundo especialistas, você deve se organizar para cumprir as tarefas mais difíceis nas primeiras horas do dia. Assim, à medida que o dia vai passando e as atividades mais desafiadoras vão sendo eliminadas, o dia vai ficando melhor e a sua agenda mais leve. 

Ferramenta "Rituais da manhã e da noite"
A ferramenta “Rituais da manhã e da noite” é perfeita para programar como começar e terminar o dia. Anote qual seu ritual ideal e o possível. Comece pelo que for possível para, aos poucos, estabelecer seu ritual ideal. Essa ferramenta está presente em três modelos dos nossos cadernos e nos três modelos de planners.

2 – Aprenda a negociar prazos

Quando você recebe um pedido é essencial negociar com os envolvidos um prazo razoável para executá-lo. Isso evita um montão de problemas, especialmente, o acúmulo de tarefas e até a perca de trabalhos já iniciados. Quem nunca deixou de fazer algo importante porque um novo projeto surgiu?

3 – Aprenda a delegar

Muitas tarefas que você executa podem ser realizadas por outras pessoas. Avalie o que você faz para descobrir se alguma atividade pode ser transferida para alguém com mais tempo disponível e/ou com maiores habilidades para realizá-las. Você ficará feliz por delegar e a pessoa ficará feliz por ter sido incumbida da tarefa. 

4 – Celebre suas vitórias

Nada como um incentivo para te ajudar a estabelecer bons hábitos. Estabeleça pequenas recompensas por suas metas alcançadas diariamente e mensalmente. As recompensas devem ser compatíveis com o esforço dedicado e ter relevância para você. Por exemplo: uma boa recompensa diária seria realizar uma atividade prazerosa com o tempo que sobra no fim do dia. Se permitir aquela sobremesa, ou um pequeno presente, quem sabe?

Ferramenta "Mural de conquistas"
Registre suas conquistas e, com o passar do tempo, perceba quantas vitórias (grandes e pequenas) você conquistou. Vai te servir de motivação extra para quando você precisar. Na imagem, Caderno Total e a ferramenta “Mural de conquistas”.

5 – Registre suas ideias e sonhos

Nada pode nos motivar mais que nossas ideias e sonhos. Por isso, coloque todos eles no papel e se permita planejar cada detalhe daquela esperada viagem internacional ou do seu projeto de empreendedorismo. Escrever, desenhar, pintar são atividades que nos proporcionam muito prazer. Talvez porque nos remetam à infância, tempo do faz de conta, onde tudo era possível e simples. 

Ferramenta "Coloque seus planos em prática" presente no Caderno Total


Conheça nossas opções de planner 2021 para ter um SUPER ano! Acesse a página especial e confira nossos três novos modelos.

Em dúvida de como usar um Planner? Vem aqui que a gente te ajuda.

Deixe uma resposta