Planner: para que serve e como usar

Qualquer pessoa que quer ser minimamente organizada precisa de uma agenda. E um planner é muito mais que isso. Você já deve ter ouvido falar sobre planners: não é uma agenda, não é um caderno, o que é então?

Um planner, como o nome diz, é um planejador de vida. É uma ferramenta pensada para te ajudar a realizar metas, sonhos, objetivos e não somente registrar compromissos. Ele te ajuda a planejar suas metas pessoais e profissionais, a curto, médio e longo prazo.

A característica mais importante é que um bom planner vem com espaços para você registrar seus objetivos e determinar etapas para eles acontecerem. Além de uma série de funcionalidades pensadas para um melhor desenvolvimento pessoal.

Qual a diferença de um planner e de uma agenda?

Como dissemos, o planner tem ferramentas especiais que uma agenda não tem: controle de hábitos, registro e monitoramento de metas, planejamento financeiro, lista de livros para ler, filmes e séries para assistir e várias outras ferramentas que dependem do modelo do planner escolhido. Isso porque a agenda tem a função básica de registrar compromissos, enquanto o planner tem como função te ajudar a organizar várias áreas da sua vida em um lugar só.

Uma agenda apresenta uma folha por dia da semana e não vem com ferramentas de planejamento, tão característica dos planners. Já o planner vem com a visão de toda a semana, de modo que, em uma única olhada, você visualiza todos os compromissos, e, é aí que está o pulo do gato! Faz toda a diferença você ter essa visão completa, é a chamada “visão semanal”.

O planner ainda tem a “visão mensal”, que as agendas tradicionais também não trazem. O objetivo é o mesmo: conferir todos os compromissos do mês de uma vez só.

“Ah, mas desse jeito, não sobra muito espaço para anotações mais longas.”

Exatamente! E isso é uma vantagem e não uma desvantagem. A diagramação do planner foi pensada dessa forma para permitir mais foco. Você deve anotar nele os compromissos e tarefas com data e hora marcada. Sem anotações para te distrair, você foca no que realmente importa.

Use um caderno ou, se o modelo do seu planner permitir, acrescente folhas ao final para manter em um só lugar os compromissos e as anotações.

Como usar um planner?

Usar um planner não é nenhum segredo e é super divertido, acaba virando uma terapia. Pergunte a quem usa e você vai ouvir “não vivo mais sem!”.

  1. Anote seus compromissos no dia correspondente, na visão semanal. Você também pode anotar os principais compromissos na visão mensal.
  2. Pense nos objetivos que você quer conquistar durante o ano. Provavelmente virão muitos à mente e escrevê-los no papel ajuda a organizar os pensamentos e a ter mais clareza mental. O Total Planner tem uma seção específica para isso, é a “Em 2021 eu vou…”. São 20 quadros para você anotar tudo o que tem vontade de ser e realizar nos próximos meses.
  3. Depois de tudo anotado, pense nos três objetivos mais relevantes para você, aqueles que, se realizados, proporcionarão maior realização pessoal ou profissional e trarão mais impacto na sua vida. Estes serão seus objetivos macro. O Total Planner tem uma seção específica para anotá-los. Se você usa outro modelo de nossos planners, registre essa etapa nas páginas de rascunho, ao final do planner. O importante é registrar!
  4. Abaixo de cada objetivo macro, anote as etapas necessárias que precisam acontecer. Anote também um prazo limite e quanto vai custar cada etapa. Não deixe nada solto, cada passo precisa ter data para acontecer, do contrário, não vai passar de um sonho. Recomendamos ainda que seja estipulada uma recompensa. Pense em algo que você se permitirá quando conseguir realizar cada objetivo. Isso te servirá de motivação!
  5. Desmembre cada objetivo em ações menores, possíveis e simples de serem realizadas. Pode ser as etapas que você escreveu no passo anterior, com data e tudo. Registre cada etapa em sua respectiva data no mês correspondente. Use as visões mensais e semanais para isso, pois elas têm um campo específico para você anotar as prioridades do mês e da semana.
  6. Com tudo anotado, é hora de partir para a ação! Comece cada dia sabendo exatamente o que vai fazer. Reserve ao menos cinco minutos pela manhã, ou no dia anterior, para organizar e priorizar suas demandas semanais e diárias.

Antes de começar a trabalhar, revise o que você anotou no planner, o que deve ser priorizado, e comece pelo mais importante. Sempre se pergunte: o que, se eu tiver feito, me fará sentir realizado, como se o dia tivesse valido a pena? Comece por isso, e experimente a satisfação impagável de uma vida mais produtiva e organizada.

Um planner completo para seu 2021 ser super!

O planner é perfeito para organizar todos os aspectos da sua vida, inclusive o financeiro. Na imagem, Planner Total 2021, que, como nossos demais modelos, tem planejamento financeiro em todos os meses.

Os planners que desenvolvemos são super completos. Para 2021, preparamos três modelos. Além das funcionalidades que explicamos acima, todos eles vêm com 17 ferramentas de planejamento pessoal:

  • Praticando o autoconhecimento
  • Análise Swot Pessoal – descubra-se e tome decisões melhores
  • Roda da vida – que nota você se dá em cada área da sua vida?
  • 5W2H – colocando seus planos em prática
  • Rituais da manhã e da noite – estabeleça uma rotina saudável e produtiva
  • Ideias, planos e metas – planejando seus próximos projetos
  • Controle de consultas médicas
  • Saúde – seu plano de ação para finalmente conquistar a saúde que você deseja.
  • Mudando hábitos
  • Controle de atividades por semana, quinzena e mês
  • Lista de desejos – você deseja ou precisa?
  • Agenda de eventos
  • Balanço do ano – registre suas conquistas, desafios e aprendizados
  • Checklist de viagem
  • Mood tracker – monitore como você se sente ao longo do ano (humor, saúde, sentimentos)
  • Lista de leitura
  • Filmes e séries para ver

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Teremos o maior prazer em te ajudar a ser um #plannerlover.

Confira como é o Total Planner 2021:

Confira como é o Classic Planner 2021:

Confira como é o Planner Planner Permanente

Veja nossos modelos de planners na página especial, escolha seu preferido e garanta o seu com desconto especial de pré-venda!

6 comentários em “Planner: para que serve e como usar

Deixe uma resposta